É legal que me cortem a luz por falta de pagamento?
Sabemos que por vezes podemos esquecer de pagar a nossa conta de luz e isso pode levar ao corte de energia. Na verdade existem prazos que devem ser cumpridos pelas duas partes Você sabe quais são esses prazos e em que situações podem cortar sua eletricidade?
O desemprego tem sido um dos motivos que tem levado a que mais pessoas estejam em inadimplência com as faturas da luz.
Tal como estipulado no Código de Defesa, o fornecimento de energia elétrica deve ser prestado a toda a população de forma adequada e de maneira eficiente e contínua.
No entanto, é normal que por vezes possam ocorrer situações que não esperávamos e com elas chegam as dúvidas.
O que fazer caso o seu serviço de energia for cortado? As empresas de energia aceitam planos de pagamento? Estas podem ser algumas das dúvidas mais comuns. Continue lendo o artigo.
O corte de luz pode ocorrer com quantas contas em atraso?
Na verdade, se você tiver uma conta já com a data de pagamento em atraso, o corte pode acontecer. No entanto, a companhia de luz deve informar você mediante um aviso prévio. Muitas vezes ocorre que o consumidor nem recebeu essa fatura da luz, tem dívida e nem sabia.
Por isso, a empresa de energia tem que comunicar essa informação com 15 dias de antecedência e no prazo máximo de 90 dias após o vencimento da conta de energia. Se passar esse prazo, o corte já não pode ocorrer e a empresa de energia apenas poderá exigir esse pagamento através da justiça.
Caso o aviso de dívida não seja enviado, o corte é totalmente proibido. Além disso, a fornecedora de energia, terá de pagar ao consumidor uma indenização mesmo se a fatura em causa não tiver sido paga.
Se o seu corte ocorreu dentro da legalidade (com aviso e prazo estipulados), sua eletricidade deve ser novamente colocada após o pagamento da conta em questão.
Restabelecimento do corte de energia
Em áreas rurais o prazo é de 48h e em áreas urbanas é de 24h.
Se o seu corte ocorreu por falta de pagamento, deve liquidar o valor em atraso e contatar com a empresa de energia e indicar que o pagamento foi efetuado.
- Se o pedido de ligação da luz for efetuado nos dias úteis (das 8h às 18h), o prazo começa nesse dia.
- Se for solicitado após as 18h, começa a contar às 8h do dia seguinte.
- Se por sua vez, o pedido for efetuado após as 18h de sexta-feira, saiba que nos fins de semana não conta, e por isso começa a ter efeito a partir das 8h de segunda-feira.
Apesar do corte ser legal, a empresa deve cumprir prazos. Caso contrário, o consumidor pode avançar com uma ação judicial.