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5 questões legais com as quais as empresas de comércio eletrônico precisam lidar

As considerações jurídicas mais comuns para vendedores de comércio eletrônico e o que fazer a respeito.

Administrar e expandir um negócio de comércio eletrônico é mais do que apenas desenvolver produtos de primeira linha e fornecer os melhores serviços. Mesmo quando você está arrecadando sete dígitos em receita todos os meses, um processo pode inviabilizar seu negócio ou até mesmo fechá-lo completamente.

Vamos dar uma olhada em alguns dos problemas jurídicos mais comuns que os vendedores de comércio eletrônico enfrentam e as coisas que você pode fazer para evitá-los.

Este artigo reflete a experiência do Grupo Webtrends, que são proprietários do Sexshop Sexy It e também da loja de calçados masculinos Vocca.

Responsabilidades do produto

Foi um sonho que se tornou realidade que se transformou em pesadelo.

O criador Norte Americano do Buckyballs, Craig Zucker, fez um brinquedo divertido que poderia vender para obter uma renda extra. Ganhou muito mais dinheiro do que ele esperava. No entanto, quando as crianças começaram a engolir as bolas magnéticas, ele enfrentou um processo de responsabilidade pelo produto que o perseguiu por dois anos.

E enquanto o governo acertava com Zucker, ele teve que desembolsar mais de US $ 375.000 para retirar os brinquedos. Além disso, terminou em um acordo que declarou ser ilegal fabricar, vender ou distribuir Buckyballs nos Estados Unidos.

Ações judiciais de produtos são uma das coisas mais assustadoras que podem acontecer a uma empresa. É a responsabilidade legal que incorre na produção ou venda de um produto defeituoso.

Quando um produto acaba sendo perigoso, colocar a culpa no fabricante é uma jogada óbvia a ser tomada. Mas nem todos os vendedores de comércio eletrônico são marcas privadas. Que tal se você estiver apenas revendendo o produto por meio de arbitragem ou se você for apenas um mercado onde os produtos são vendidos, como a Amazon?

Os revendedores são responsáveis ​​por defeitos do produto?

Sim. Você pode ser responsabilizado pela venda de produtos perigosos ou defeituosos. No entanto, nem sempre é esse o caso.

É responsabilidade do varejista garantir que o que está vendendo não seja perigoso ou com defeito. Eles também são responsáveis ​​por quaisquer reivindicações que adotem.

Se, por exemplo, um produto que você está revendendo anuncia algo no rótulo, a Lei diz que é improvável que o varejista seja responsabilizado. No entanto, se o revendedor adotar o anúncio ou reclamação em seus próprios materiais, o risco aumenta.

Mercados como a Amazon são responsáveis ​​por defeitos de produtos?

Muitos produtos vendidos na Amazon são de vendedores terceirizados. A empresa não necessariamente fabrica, vende ou distribui esses produtos.

Na verdade, esse foi seu principal argumento em um caso também nos Estados Unidos, quando foi processado por uma bateria de laptop com defeito que explodiu e queimou um de seus clientes. O produto era de um vendedor terceirizado da Amazon chamado E-Life.

Em sua decisão, o Tribunal considerou que “ segundo os princípios estabelecidos de responsabilidade objetiva, a Amazon deve ser responsabilizada se um produto vendido através de seu site apresentar defeito ”. O Tribunal afirmou que desde a empresa é um grande player na distribuição de produtos e que está em condições de pressionar os fabricantes quando os produtos são inseguros.

Agora, a Amazon exige que os vendedores, inclusive no Brasil, forneçam prova de que possuem um seguro de responsabilidade civil geral que deve cobrir até R$ 1 milhão por ocorrência. No entanto, na realidade, a Amazon realmente não impõe isso.

Como você evita ternos de responsabilidade do produto?

Ações judiciais são bastante comuns no setor de comércio eletrônico, mas há algumas coisas que você pode fazer para minimizar seus riscos:

  • Se você é um fabricante ou rotulador privado, leve em consideração os perigos potenciais do seu produto. Tanto quanto possível, tente evitar que eles aconteçam logo no estágio de design.
  • Certifique-se de que sua etiqueta não contenha declarações ilegais ou incorretas.
  • Mantenha os direitos de recurso contra o seu fabricante
  • Se você é um revendedor, certifique-se de fazer negócios com um fornecedor ou fabricante legítimo.
  • Faça um seguro de responsabilidade do produto .

Violação de propriedade intelectual

Quer seja intencional ou não, a violação de IP é um tópico que as marcas levam muito a sério. As empresas podem pedir milhares de dólares ou mesmo milhões em termos de danos se você usar sua propriedade intelectual sem consentimento.

Se você for um vendedor da Amazon, sua conta pode ser suspensa imediatamente se houver denúncias de violação de patente , direito autoral ou marca registrada de outra pessoa .

O que um vendedor pode fazer para evitar a violação da propriedade intelectual?

Há muito dinheiro envolvido em ações judiciais por violação de IP. Os vendedores que não tomarem cuidado podem enfrentar centenas de milhares de responsabilidades.

Na era do copiar e colar e “Salvar imagem como”, é mais fácil infringir a propriedade intelectual de alguém sem saber. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para evitá-lo:

  • Crie suas próprias imagens para suas listas e anúncios. (Observação: a Amazon tem um conjunto especial de regras para seus comerciantes afiliados registrados .)
  • Suponha que tudo esteja protegido por direitos autorais, a menos que seu uso seja claramente legal, como imagens baixadas da iStock na assinatura.
  • Nota : Não há defesa de atribuição contra reivindicações de direitos autorais. Isso significa que dar créditos à fonte não o protege de reivindicações de violação de direitos autorais.
  • Se você é um revendedor, evite fazer diferenças materiais no produto (mais sobre isso mais tarde).
  • Converse com um advogado para ter certeza de que você não está cometendo violação de IP.
  • Coloque seu dinheiro em lugares que não são fixáveis.
  • Certifique-se de que haja uma separação clara entre ativos pessoais e comerciais. Não use seu próprio cartão de crédito para transações comerciais.

Há casos, entretanto, em que é sua propriedade intelectual que está sendo violada. Para obter as etapas detalhadas sobre como lidar com eles, temos um artigo completo sobre proteção de marca.

Problemas de privacidade e responsabilidade por violação de dados

Em 2014, cerca de 145 milhões de registros de usuários do eBay foram invadidos por hackers durante uma das violações de dados mais infames da história online. A Amazon teve um problema semelhante em 2018, dois dias antes da Black Friday. Mas, desta vez, foram seus próprios problemas técnicos que causaram a divulgação das informações dos clientes.

No mundo do comércio eletrônico, os dados são muito importantes se você deseja aumentar sua receita. Se os hackers estiverem envolvidos em uma violação de dados, eles podem vender informações para seus concorrentes ou até mesmo mantê-los como resgate.

Garantir que os dados de seus clientes sejam protegidos é importante por muitos motivos, incluindo o seguinte:

  • Você estará violando a lei se divulgá-las sem consentimento.
  • Isso pode levar a acordos muito caros. (Em 2013, a Target teve que pagar $ 18,5 milhões de dólares por uma violação de dados.)
  • Seus clientes podem perder a confiança em você e parar de comprar seus produtos.
  • Leis e responsabilidades envolvidas em questões de dados e privacidade
  • O governo está cada vez mais envolvido na proteção de dados com o crescente número de transações online.

As empresas privadas também estão tomando medidas para garantir a proteção de dados. A atualização do iOS da Apple permite que os usuários desabilitem o rastreamento. Em breve, o Google eliminará os cookies de terceiros.

Mas aqui está a questão sobre as leis de dados e privacidade.

O que você deve fazer para evitar responsabilidades por violação de dados e privacidade?

A revisão legal tem o seguinte conselho:

  • Limite a coleta de dados do cliente apenas àqueles que são essenciais para suas transações e na promoção de seus negócios. Além disso, evite armazenar informações de cartão de crédito.
  • Certifique-se de que seu site esteja hospedado em uma plataforma segura.
  • Criptografe seus dados usando autenticação Secure Sockets Layer (SSL) para que não sejam hackeados durante o trânsito.
  • Mantenha seu software atualizado.
  • Mantenha o backup do seu site regularmente para que você não precise começar do zero quando seus dados forem roubados.
  • Invista em seguro cibernético para pequenas empresas.

Outras coisas que você pode fazer é segmentar seu sistema para que ninguém, exceto você, possa acessar facilmente todas as informações importantes. Outra coisa que a maioria das pessoas esquece é a segurança física dos dados. Uma pessoa não precisa fazer muito em termos de hackers quando pode roubar um laptop de um de seus funcionários. Portanto, certifique-se de que eles também estejam protegidos.