Blog

Primeiros socorros como agir em situações de emergência?

Primeiros socorros como agir em situações de emergência?

A necessidade de primeiros socorros é muito importante para preservar a vida das pessoas até elas terem um melhor atendimento. Somente nos Estados Unidos cerca de 200 mil pessoas morrem por ano devido a falta de socorro.

No Brasil alguns especialistas na área afirmam que 40% das mortes súbitas poderiam ser evitadas se houvesse primeiros socorros.

Sendo assim vemos como é importante os primeiros socorros. Embora o melhor é que profissionais estejam ali, dando todo o atendimento, será muito importante saber ajudar nessas horas, onde uma pessoa pode morrer devido a um socorro inicial.

Então veremos como agir nesse caso.

Primeiros socorros como agir em situações de emergência

A primeira coisa a se fazer quando você sabe de uma situação de emergência é que é necessário ligar para o SAMU, dessa forma a pessoa poderá ser melhor atendida. Mas se houver algo além disso em que pode ser feito, ajudará a manter a vida da pessoa.

É importante ligar para a emergência porque há profissionais habilitados. Na linha telefônica o atendente vai fazer umas perguntas rápidas para saber a gravidade da situação, dessa maneira faz um boa tiragem e pode passar as orientações devidas.

Diante do telefone é muito importante que tenha calma, passe o seu nome e comece a relatar a ocorrência, mostre o que aconteceu e como está a pessoa no momento.

Porque assim o telefonista saberá da gravidade e apresentará entre as primeiras ocorrências para ser atendida ou não.

Então passe também o endereço, siga todas as orientações que serão passadas, se você estiver em algum lugar público oriente as pessoas a se afastarem e não tentar fazer nada diante da situação, porque a profissionais muito bem preparados para resolver isso

 

Cortes profundos

Esses tipos de acidentes são bem comuns porque podem acontecer praticamente em todo o tipo de lugar, sendo muitas vezes necessário que se faça algo antes dos profissionais do SAMU chegarem.

Sendo um acidente que acontece muito em casa, é necessário saber como lidar com isso, e umas das melhores maneiras é lavar o ferimento em água corrente e depois dar um jeito de estancar o sangue como algum pano, toalha ou uma gaze.

Depois disso é necessário ir ao hospital e buscar o atendimento. Então não dê nenhum medicamento e nem tente colocar algum produto sobre a ferida para não causar um agravamento dela, como uma infecção.

Uma coisa importante é que nesse momento você deve saber os primeiros socorros e buscar algum ítem do kit,  dessa forma não será usado o que normalmente é encomendado e assim não correrá o risco de utilizar algo que não deveria.

Nos cursos online será mostrado o que deve ser feito e como lidar com a situação em cada etapa.

Veja só alguns ítens do kit:

  1. Solução antisséptica: para desinfectar feridas
  2. Gazes esterilizadas de vários tamanhos: para fazer o curativo e proteger o ferimento
  3. Soro fisiológico: para limpar ferimentos
  4. Ataduras e esparadrapo: ajudam a imobilizar membros ou segurar compressas no lugar da ferida
  5. Luvas descartáveis: para proteger do contato direto com sangue ou qualquer fluido corporal. Use de preferências o látex
  6. Algodão: para ser misturado com produto para a parte superficial da ferida
  7. Curativo adesivo: para cobrir cortes e feridas pequenas
  8. Termômetro: para medir a temperatura corporal.

Desmaio

O desmaio também é uma situação muito comum que acontece nas ruas, em casa ou no trabalho. Isso normalmente acontece devido a uma falta de fluxo sanguíneo para o cérebro, as células entram em pane pela falta de oxigênio e assim leva o organismo ao desmaio.

Essa é uma forma que o organismo tem para a recuperação normal da pessoa, porém o problema pode acontecer na queda, porque o indivíduo pode bater a cabeça e levar traumas muitos complicados e até a morte.

A primeira coisa a fazer quando uma pessoa desmaia diante de você é tentar segurar ela, mas se derrepente você já encontrou ela desmaiada certifique- se de que está respirando ou bateu a cabeça em algum lugar e se há sangramento.

Essas informações devem ser passadas pelo telefone ao SAMU, dessa forma o atendimento será prioritário.

Ainda com relação a pessoa desmaiada, coloque a cabeça dela de lado, isso ajudará ela a não se engasgar, se ela acordar, espere um pouco e ajude ela a se levantar, coloque numa cadeira, mas não deixe que faça isso sozinha pra não ficar tonta e cair novamente.

Ligue para o SAMU se a situação tiver um agravante como foi mencionado, mas se ela levantou e não teve nenhum trauma então se recuperou.

Engasgo

Acontece quando a pessoa engole algo que obstrui a passagem de ar. Então fale para a pessoa tossir, se não resolver faça a Manobra de Heimlich, que é a principal no caso de asfixia.

  • Se posicionar atrás da pessoa, passar os seus braços em torno da cintura dela. Feche um dos punhos e coloque entre o umbigo e o processo xifóide. Segurar o punho com a outra mão 
  • Envolva o punho com a outra mão e inicie uma sequência de compressões abdominais, realizando movimentos para dentro e para cima.

 Dessa forma você vai aumentar a pressão interna no diafragma e assim ajudará a expulsar o que está causando a asfixia.

No caso de bebês, vire ele de costas para você, inclinando a cabeça dele para baixo, o apoiando em suas mãos e coxas, logo depois use a base de sua mão para dar leves batidas na escápula( um pequeno osso do tórax).

Faça esse movimento pelo menos umas 5 vezes, se não houver, vire o bebê de frente pra você e use o dedo indicador para fazer compressões sobre o osso central do peito.

Queimadura

Nesse caso, encaminhe a vítima para o pronto socorro se for muito grave, como em caso de bolhas, queimaduras mais invasivas. Se for mais superficial, coloque o lugar queimado em água para aliviar a dor e depois envolva o local em um pano ou gaze limpos.

E seguida deixe o local suspenso mais alto que o restante do corpo. Não use algodão e outros materiais que soltam fiapo.

últimas considerações

Essas ações de primeiros socorros envolvem a vida do indivíduo, cada uma delas será de grande ajuda para a pessoa. Embora as situações de socorro sejam maiores que essas, elas são as mais comuns e  fáceis de ter uma ação mais direta no momento do ocorrido.

Com um curso de primeiros socorros o conhecimento será bem aprimorado, tanto a parte técnica quanto a prática, então invista em aprender e seja um bom socorrista.

No mais é isso, qualquer dúvida sobre o assunto estou à disposição, ok?

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.