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A importância do código de ética em cada segmento

Ética é o conjunto de valores que conduzem o comportamento humano na sociedade, seja por padrões culturais ou pré-estabelecidos em códigos. Mas como isso se aplica ao meio do trabalho e, afinal, o que é o código de ética profissional?

Basicamente, a ética profissional é o conjunto de normas e diretrizes que formam a consciência do profissional na sua conduta no segmento em que atua.

A ética profissional existe para disciplinar as pessoas em suas funções. Por exemplo, o conjunto de normas é muito importante na área da saúde, pois orientará o profissional em suas funções e garantirá a satisfação e bem-estar do paciente.

Para isso a ética não deve ser exercida apenas no ambiente de trabalho, deve fazer parte da vida do colaborador independentemente do local em que ele estiver.

Saber o que é a ética profissional pode ajudar o profissional a exercer as suas atividades dentro dos padrões da empresa e, com isso, entregar bons resultados.

O guia de conduta pode ajudar no relacionamento entre cliente e profissional, colegas de trabalho e também passar uma boa imagem da marca.

Mesmo havendo o código de ética para cada segmento, existem regras que devem ser cumpridas por todos, independentemente do segmento.

Por exemplo, um dentista precisa ser honesto com seu paciente e seguir corretamente os procedimentos de um implante dentario, como um advogado precisa ser honesto e agir corretamente com o seu cliente quando estão em um processo judicial.

Cada segmento tem um código de ética e é muito importante que o profissional daquela área siga todas as regras, pois isso também influencia na imagem que a empresa passa para o seu cliente e público em geral.

Benefícios do código de ética nos segmentos

Ao entrar em uma organização ou abrir um negócio próprio, é necessário pensar no código de ética, pois ele auxilia diretamente no relacionamento de todos os colaboradores.

Para uma empresa crescer e ter bons resultados, é muito importante que os seus funcionários cumpram as normas necessárias.

Isso porque o ambiente de trabalho será mais agradável e produtivo, pois com um ambiente mais leve as pessoas se sentem mais à vontade em suas funções.

Também é possível que a marca passe mais credibilidade para os consumidores.

Afinal, quando uma pessoa procura um escritório de advocacia espera ser bem atendida por todos e que o ambiente passe credibilidade e confiança, pois provavelmente estará procurando ajuda para resolver um problema.

O mesmo acontece em uma clínica ou consultório. Principalmente porque se um paciente está lá para fazer uma extracao de dente, ele já estará tenso por conta do procedimento, então é necessário definir padrões de atendimento cordiais e tranquilizadores.

Isso deve ser feito para que o lugar seja receptivo e não gere nenhuma tensão entre os funcionários, pois isso acabará deixando o paciente mais nervoso.

Claro que a ética profissional já tem de estar dentro de cada pessoa, pois cada indivíduo traz consigo a ética de vida dentro da sociedade. Mas, a organização pode ter um papel relevante no desenvolvimento dessas qualidades.

Nesse contexto, a empresa pode exercer a influência a partir de seus líderes, linguagens, mensagens e ações realizadas.

São diversos benefícios trazidos por essa prática, e que podem até ser vistos de forma imediata nos colaboradores. Dentre as vantagens se destacam:

  • Saúde física e mental dos funcionários;
  • Melhora na comunicação e no relacionamento interpessoal;
  • Amplia a capacitação e motivação dos colaboradores;
  • Cria um ambiente próprio para o desenvolvimento (pessoal e profissional);
  • Proporciona autoconhecimento constante;
  • Entrega de bons resultados melhora de forma natural.

Além disso, dentro das diretrizes, a personalidade de cada funcionário também estará em evidência, podendo fazê-los se sobressair para que novos talentos surjam.

O código de ética em cada segmento

Ao falarmos da necessidade de cumprir as normas do código de ética no segmento, estamos frisando a importância de fazer um bom trabalho e ser íntegro na sua função, pois isso impacta toda a empresa, inclusive em seus resultados.

Isso é essencial para qualquer segmento, seja saúde, jurídico, comunicação e etc. Afinal, se cada norma for cumprida, a organização terá bons resultados em seus negócios e o colaborador poderá crescer ao se inserir na cultura daquela empresa.

Além disso, o profissional precisa passar confiança para seu cliente, que poderá ser alcançada mais facilmente dessa maneira.

Geralmente, quando um consumidor procura uma marca é porque ele tem uma necessidade a ser resolvida e será muito difícil que esse lead se torne um cliente caso não haja confiança.

Dentro da área da saúde, por exemplo, um paciente que procura informações sobre quanto custa clareamento dental, está com uma necessidade e procurando um bom profissional para realizar o procedimento.

Com isso, ele espera que o dentista seja ético em todo o processo, desde o atendimento até a realização do clareamento.

Vemos muitas vezes que o mercado de trabalho tem empresas que não seguem o código de ética e sempre dão aquele “jeitinho brasileiro”. Mas isso pode prejudicar muitas pessoas, não só a organização.

Pois a ética vai da convivência com os colegas de trabalho até a tarefa que é realizada, seja a organização e conferência de documentos ou o próprio clareamento dental mencionado, e isso também conta na produção de materiais.

A ética frisa que é muito importante o compromisso do empregador com o seu serviço, até mesmo na produção de produtos.

Afinal um produto que tem a qualidade ruim e que está enganando o consumidor está fora dos padrões de ética profissional e da sociedade também, além de afastar os seus clientes que procuram – cada vez mais – locais que representem seus ideais.

Vale lembrar que aquelas que já tiveram algum problema na justiça por causa da ética, ou a falta dela, tem uma má reputação entre os clientes e no mundo dos negócios, pois será difícil conquistar a credibilidade novamente; demandando um grande trabalho na reposição da marca.

Pode ser que em determinado momento algum processo seja demorado ou mais burocrático, mas é necessário segui-lo corretamente.

Afinal, mais vale ter um processo mais longo do que perder clientes e não ter bons retornos por conta da má reputação que fica no mercado. 

Por fim, é imprescindível que essas práticas também estejam claras nos valores do negócio, de modo a criar uma cultura laboral e a identificação por parte dos clientes.

Conteúdo produzido por Larissa Figueiredo, assessora e redatora do Clínica Ideal.