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As principais funções de um porteiro

As principais funções de um porteiro

O papel do porteiro é sem dúvida um dos papéis mais importantes na boa vida do apartamento. A portaria é o local mais importante do apartamento porque é a entrada e o local por onde passam residentes, visitantes e prestadores de serviços, pelo que deve ser dada a devida atenção. O guarda é responsável pela segurança e ordem de entrada no apartamento, exercendo suas funções de guarda e controle de forma clara e disciplinada.

O porteiro representa o olhar e a atenção do apartamento. Deve ter confiança e compreender todas as suas atividades e comportamentos no apartamento, como impor restrições e comportamentos inadequados, mas obedecer às regras de forma ordeira e não flexível, como é o caso do apartamento onde a segurança está em jogo. Porém, vale ressaltar aos moradores o que se pode pedir ao porteiro. Em alguns casos, o abuso de “pequenos favores” aos profissionais pode configurar o acúmulo de funções.

O serviço de concierge é, na verdade, o primeiro contato entre qualquer pessoa e o apartamento. Portanto, o porteiro é o profissional básico para a segurança e o normal funcionamento do apartamento. O porteiro é a primeira pessoa que você vê ao entrar no apartamento. E para ser um bom porteiro, você deve fazer um Curso de Porteiro, o curso tem o objetivo de melhorar a sua qualificação profissional.

São muitas as funções atribuídas a esse cargo, e ser zelador vai muito além de receber moradores e visitantes.

As funções de mudança de apartamento muitas vezes se confundem com as de outros empregados e, além de desencadear processos trabalhistas, sobrecarregam os profissionais.

Neste artigo, mostraremos quais são as responsabilidades dos profissionais e como orientar seus colaboradores. 

Principais atividades do porteiro

Controle de acessos

Esse é o recurso mais popular do porteiro. O porteiro é responsável por controlar a entrada e saída do edifício, seja um visitante, prestador de serviço ou residente. Se quiserem entrar pessoas que não moram na área, devem se identificar ao mesmo, que chamará os moradores para pedir liberação ou obstrução de passagem.

Este processo deve ser realizado inteiramente na entrada, sem a necessidade de percorrer longas distâncias. Para isso, o porteiro deve possuir ferramentas como walkie-talkies e câmeras. Se o guarda tiver dúvidas sobre se permite a entrada de alguém no apartamento, ele pode pedir ao morador que desça ou identificá-lo por meio de uma câmera de segurança.

Correspondências e entregas

Devido ao grande fluxo de pessoas no apartamento, tudo o que chegar será filtrado pela entrada para posterior distribuição. Ele é o responsável por rastrear os itens que chegam e, em seguida, encaminhá-los para cada proprietário da unidade.

Na hora de retirar, é recomendado que a portaria ligue para o dono da unidade solicitando a entrega e peça que ele vá até a portaria retirar o pedido em mãos. Não é recomendado que o pessoal de entrega suba as escadas para entregar as refeições na porta do apartamento, principalmente para manter a segurança do apartamento e evitar entradas e saídas desnecessárias.

Conduzir e monitorar prestadores de serviços

Os apartamentos costumam ter um grande número de prestadores de serviços. Em um dia, vários fornecedores irão aparecer (técnicos de Internet, encanadores, etc.). Com muita gente saindo, é difícil afugentar todos, e os moradores nem sempre avisam quem está esperando por você.

Antes de conceder acesso, o guarda deve entrar em contato com o proprietário da unidade designada para descobrir se o serviço é realmente necessário para evitar que criminosos fingem ser o provedor. Após a confirmação, a portaria pode pedir ao residente que desça para buscar o fornecedor, ou que o leve para conhecer pessoas.

Identificar anormalidades no condomínio

O guarda pode usar o sistema de segurança do apartamento e é responsável por identificar situações anormais que devem ser comunicadas ao responsável e aos residentes. Isso inclui elevadores que pararam de funcionar, estranhos andando em áreas proibidas de apartamentos, brigas, vandalismo, etc.

Guardar o livro de ocorrências

A caderneta de eventos deve ser mantida na área de recepção e mantida pelo mesmo Lá, os residentes ou donos de lojas podem relatar problemas aos vizinhos, desenvolver necessidades de manutenção para áreas comuns ou qualquer sugestão de melhoria.

O concierge deve garantir que o proprietário da unidade escrita no livro de incidentes deixe sua assinatura para evitar o anonimato ou usar nomes de outras pessoas para enviar denúncias e reclamações. O guarda deve notificar o locador ou a administração do apartamento de que há novas informações no livro de ocorrências.

Agindo diante de emergências

O porteiro deve saber agir fora das condições normais do apartamento. Como o porteiro tem acesso ao sistema de segurança, ele passa a ser o “olho do apartamento”.

Ele precisa estar atento a tudo, sabendo o que fazer se alguém ficar preso no elevador, ou se o suspeito estiver vagando pelo prédio.

Atualmente, esses prédios possuem sistemas de segurança interna com alarmes associados a empresas de segurança. O guarda deve receber instruções sobre como agir para buscar ajuda.

É importante ter um telefone que possa fazer ligações externas na recepção e uma lista de serviços básicos (militar e policial, corpo de bombeiros, samu, etc.).

Discrição e ética

Essas são as características que todo trabalhador deve ter, mas os responsáveis ​​pelos apartamentos muitas vezes têm que cuidar da segurança de muitas pessoas no ambiente, portanto, todas essas características precisam estar concentradas em uma pessoa.

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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.