Blog

Legal Design e Visual Law: Entenda o que é e como aplicar

Se você acha que o marketing digital serve apenas para vender produtos, você está enganado e o Legal Design e Visual Law são provas disso.

O ambiente de negócios está em constante mudança devido ao surgimento de novas técnicas e estratégias de marketing digital. Como era de se esperar, o impacto se estende ao campo de diversos serviços, inclusive o Direito.

Com isso, especialistas nesta área começaram a usar novas formas de publicidade para atrair mais clientes.

No entanto, o Direito é um ramo de atividade com peculiaridades e regulamentações próprias. 

De modo a prevenir problemas e garantir a informação e “divulgação” desse tipo de serviço, os conceitos de Visual Law e Legal Design foram criados para potencializar as atividades de marketing levando essas especificidades em conta.

Leia o texto a seguir para aprender mais sobre esses termos, as principais diferenças entre eles e como devem ser aplicados.

Saiba mais sobre o Legal Design

A prestação de serviços jurídicos é baseada na comunicação transparente e eficaz entre os profissionais do Direito.

Não é novidade que o vocabulário altamente técnico da área impede esse objetivo. 

Desse modo, o Legal Design busca pensar em soluções para reduzir essa complexidade. Com isso, o projeto visa redesenhar:

  • Serviços jurídicos;
  • Métodos de transmissão de informações;
  • Treinamentos de novos juristas;
  • Desenvolvimento de softwares;
  • Garantia do acesso à assistência judiciária.

Como você já viu, este conceito pode atender de forma personalizada a dinâmica de relacionamento e as necessidades de reaproveitamento de cavaco de usinagem até proporcionar mais conhecimentos acerca de processos que envolvem direito dos consumidores.

Por este motivo, o Legal Design é geralmente dividido em três áreas diferentes, facilitando  a compreensão e clareza dos temas.

Nessa mentalidade, determina-se que o desenho jurídico deve estar totalmente integrado aos serviços jurídicos para gerar organização e inovação.

As ideias são baseadas nos seguintes pontos: ideia, refinamento, protótipo e aplicação para desenvolver e planejar uma estratégia de resolução de problemas de sucesso.

Por fim, os elementos visuais são considerados ferramentas decisivas para otimizar a apresentação das ideias sobre uma empresa de seguro auto curitiba, ou qualquer que seja o segmento a ser atendido pelo escritório.

Conheça a Visual Law

Poderíamos dizer que a Visual Law é uma área que resulta das preocupações abordadas através do Legal Design.

Este conceito é criado especificamente para adaptar a prática do Direito a novas formas e abordagens de comunicação.

A inclusão da Internet na vida cotidiana torna os pesados ​​documentos característicos do Direito menos claros e atraentes do que nunca, apesar de facilitar processos e arquivamentos.

Desse modo, o Visual Law busca utilizar outras técnicas em relatórios e apresentações sobre empréstimo inss simulação, para trazer informação de forma leve.

Com isso, é perfeitamente possível e apropriado usar códigos QR, infográficos, links e técnicas de storytelling em um contexto legal, otimizando a criação de conteúdos e divulgação de materiais/informativos que atraiam potenciais clientes – tornando a compreensão do processo mais “lúdica” e clara.

A escolha de qual abordagem utilizar decorre das soluções que passam a ser avaliadas a partir do Legal Design.

Por isso, as pessoas costumam combinar os dois conceitos. Mas é importante saber como o Legal Design e a Visual Law são diferentes e como funcionam separadamente.

Diferenças entre Legal Design e Visual Law

Os dois conceitos aqui delineados têm como objetivo principal modernizar a prestação de serviços jurídicos, mas cada um deles tem um objetivo específico.

No caso do Legal Design, o foco é a otimização de processos internos. Portanto, processos relacionados a projetos de compensação ambiental podem ser feitos com melhor qualidade. A base é a comunicação verbal.

Por outro lado, a Visual Law se dedica a utilizar recursos visuais para proporcionar experiências efetivas em um ambiente jurídico.

A chave é tornar as informações compartilhadas mais acessíveis, transparentes e claras. Principalmente para remover as barreiras que o jargão jurídico pode estabelecer com o público geral.

Essas diferenças fundamentais mostram por que os dois termos são frequentemente aplicados juntos. Contudo é importante entendê-los separadamente para entender melhor seu papel e impacto nas estratégias do setor.

Aplicando o Legal Design

Finalmente, é hora de descobrir como o Legal Design deve ser usado na prática. Afinal, esse é um conceito versátil e muito abrangente.

Acompanhe as avaliações de acompanhamento e obtenha insights valiosos sobre isso a seguir.

  1. Documentos mais acessíveis

Quando um laudo legal de uma empresa de consultoria iso 17025 apresenta uma linguagem mais simples e clara, o Legal Design torna-se evidente.

Para isso é necessário limitar o uso de termos inusitados, bem como analisar as harmonias visuais produzidas pelos recursos gráficos utilizados.

Ao observar esses dois aspectos é perfeitamente possível escrever um relatório que contemple facilmente os membros de um processo que não tenham nenhum conhecimento especializado, por exemplo.

  1. Processos otimizados

A burocracia acaba dominando os processos judiciais independentemente do contratante do serviço.

Por meio do Legal Design as equipes jurídicas podem desenvolver soluções inovadoras para manter a dinâmica produtiva da empresa de locação de chiller e investir em mais eficiência.

Nesse caso, o trabalho coletivo merece mais atenção. Os colegas devem trabalhar juntos para garantir que o processo iniciado seja completado em um tempo hábil e satisfatório para todos.

A vinculação do trabalho a metas e objetivos pré-determinados é conveniente para orientar os profissionais envolvidos.

Aplicando a Visual Law

Agora vamos falar sobre como a Visual Law deve ser utilizada na formulação de petições, relatórios, processos e outros documentos que representem o campo jurídico.

Continue lendo para entender como este conceito pode transformar uma apresentação sobre distribuidora de piso laminado rj.

  1. Contratos

Na formalização de um contrato, é extremamente importante que todas as informações e detalhes estejam claramente escritas.

Não se pode permitir ou dar margem para mal-entendidos. Além disso, a legibilidade deve ser priorizada.

Com isso em mente, o Visual Law pode ser aplicado satisfatoriamente por meio do uso de layouts, símbolos e imagens.

Ou seja, qualquer recurso que possa dar certa leveza e clareza aos documentos que tendem a ser visualmente pouco chamativos, principalmente em espaços que podem ser usados para atração de clientes.

É claro que isso não significa que os advogados devam negligenciar a seriedade e a exatidão típica dos serviços jurídicos de qualidade.

O ideal é utilizar os recursos de estilo de forma equilibrada e harmoniosa para fins de acessibilidade.

  1. Condições de Uso

As Condições de Uso são um fator muito importante no estabelecimento de uma relação entre o cliente e a empresa.

Elas servem para indicar quais ações podem ser tomadas e outros dados essenciais para garantir a qualidade da experiência e a integridade da empresa.

Portanto, uma leitura cuidadosa só vai ser possível se as bases da acessibilidade proporcionadas pela Visual Law estiverem em vigor.

Podem ser utilizados diferentes layouts, dependendo da cor da identidade visual da empresa, para maior comodidade de leitura das condições de uso.

Lembre-se de ser o mais claro possível ao redigir documentos. Sempre assuma que o cliente não é familiarizado com conceitos jurídicos.

Embora seja um conceito geral, ele ajuda os profissionais da área a tentarem ser o mais claros possível.

  1. Petição

Uma petição é um pedido normalmente enviado a figuras proeminentes, como funcionários do governo e organizações públicas.

A Visual Law também pode ajudar a tornar esse tipo de documento mais atraente e acessível a todas as partes interessadas.

Mesmo considerando o fator de persuasão das petições, apostar em soluções visuais impactantes pode contribuir positivamente para o sucesso do documento. Estamos falando de estratégias típicas do Design.

O foco está na ideia de que as fontes, cores e layouts usados ​​em documentos jurídicos também podem trazer informações.

Esses elementos são meios de transmissão de mensagens, mas não se limitam a isso.

Deve haver equilíbrio e harmonia entre as informações contidas no documento e as estratégias de Legal Design e Visual Law utilizadas no documento.

A partir dessa incorporação, essas e outras formas típicas de ação judicial ganharão mais assertividade e eficiência.

Apesar dessas aplicações, tais estratégias se destacam ainda mais nas ações de comunicação com o público, como nas redes sociais e blogs, tornando os processos jurídicos ainda mais acessíveis à população e claros, para quando essa audiência necessitar de serviços saber a quem e como recorrer.

Considerações finais

É natural que áreas altamente especializadas, como a Medicina e o Direito, não sejam tão acessíveis ao público em geral.

A prestação de qualquer serviço requer conhecimentos especializados. O jargão específico permite que os colegas da área se comuniquem com clareza e perspicácia técnica, mas limita a compreensão daqueles que buscam por esse tipo de serviço.

Ao longo deste texto pretende-se salientar que, mesmo assim, a comunicação com o público é fundamental para a ação jurídica mais plena.

Os clientes precisam ter uma visão clara de todos os processos para poder tomar decisões e garantir que estão no caminho certo.

A relação entre o profissional do Direito e o seu cliente é, antes de mais nada, um contrato em que se deve valorizar a confiança e a transparência.

Com os princípios do Legal Design e da Visual Law isso se torna possível. Os especialistas em Direito ficam mais sintonizados às necessidades de quem busca pelos serviços característicos.

Dessa forma, uma  clínica especializada em disfunção erétil pode ser amparada juridicamente com toda a qualidade necessária.

O foco aqui é valorizar a importância da comunicação clara e transparente para todos os envolvidos, não só os profissionais da área, possibilitando um maior acesso às questões legais e um melhor desenvolvimento desses setores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.