O que e Holding Familiar
Blog

O que é Holding Familiar?

Saiba como montar uma Holding Familiar para Proteger seu Patrimônio

Montar uma holding familiar é uma das formas mais eficazes de preservar o patrimônio que você conquistou.

Através dela, é possível passar esses bens para seus herdeiros com muito menos complicações.

Se você tem patrimônio, e quer que ele seja distribuído da melhor maneira, e ainda por cima, com economia de impostos, encontrou o texto correto.

Neste texto você  tudo sobre holding familiar, uma das modalidades de planejamento sucessório mais utilizada.

Por que Planejar sua Sucessão?

O planejamento sucessório ainda é visto com maus olhos por muitos aqui no Brasil. Muitos acham que isso é desnecessário ou até mesmo avareza.

No entanto, planejar a sucessão dos seus bens é a forma de saber que sua família terá uma segurança financeira quando você não estiver mais aqui.

Para fazer isso, trouxemos hoje os principais conceitos de holding familiar.

Lembramos que pode ser necessário contratar um profissional especializado, de forma a garantir que tudo seja feito nos devidos trâmites legais.

O que é uma Holding Familiar?

Uma holding nada mais é do que uma empresa. Através dela, detêm-se participações de outras sociedades (como ações de determinadas empresas, por exemplo).

No caso de uma holding familiar, a função da mesma é controlar o patrimônio de uma determinada família.

Os membros dessa família passam a deter participações societárias na holding, tornando o processo muito mais transparente.

Vantagens da Holding Familiar

  • Ao se constituir uma holding, é possível para o detentor dos bens fazer a sucessão dos mesmos já em vida, tomando controle do processo.
  • Essa modalidade de sucessão permite ter um planejamento financeiro muito maior, uma vez que é definida a política de investimento e participação de lucros.
  • Outra vantagem é o planejamento tributário, já que é possível fazer uso de diversos incentivos fiscais.
  • Por último, vale ressaltar a possibilidade de delimitar critérios para a saída de familiares, caso haja conflito de interesses.

Como montar uma Holding Familiar?

Para montar esse modelo de sucessão, conhecimentos das diversas áreas de direito, além de contabilidade, são necessários.

Recomendamos a contratação de um escritório de contabilidade e um advogado especializado no assunto para ajudar na formação de sua holding familiar.

  • Dito isso, é preciso fazer um levantamento do patrimônio familiar Aqui, constam imóveis, carros, investimentos em ações, em renda fixa e outros.
  • Também é necessário fazer um levantamento de todos os familiares, com informações sobre regimes de bens do casamento, existência de dívidas, etc.
  • É necessário avaliar os negócios da família, bem como identificar qualquer tipo de conflito de interesses existente entre familiares.

Com essas informações, seu advogado estará pronto para dar início à formação da holding familiar.

Holding Familiar – Resumo

  • A holding familiar pode ser uma forma eficaz de sucessão de patrimônio, garantindo que nenhum herdeiro fique desassistido.
  • Uma holding familiar é uma empresa que cuida do patrimônio da família, garantindo que todos tenham o seu valor devido.
  • Muitos benefícios existem em constituir uma holding familiar, como a gestão, planejamento financeiro e vantagem tributária.
  • Existem várias etapas a serem feitas, como levantamento do patrimônio, das informações dos familiares e de possíveis conflitos de interesse.
  • A contratação de um advogado experiente no assunto é altamente recomendada para evitar problemas legais ou contábeis.

Veja tambem