Assédio moral no trabalho: Como ajuizar uma Ação de indenização
Para ajuizar uma ação contra assédio moral no trabalho é preciso apresentar provas testemunhais, documentais ou gravação que comprovem o comportamento do assediador, além de contratar um bom advogado.
Antes disso, é preciso entender que o assédio moral é diferente de repreensão, que normalmente ocorre na relação patrão e empregado, no ambiente de trabalho.
Um dos grandes desafios do assédio moral é que ele muitas vezes acontece de forma bem sutil, dificultando á vítima de provar o acontecimento.
Quer aprender como a vítima deve ajuizar uma ação de indenização de assédio moral no trabalho? Então não deixe de ler o texto abaixo com bastante atenção.
O que é assédio moral?
O assédio moral na empresa é uma situação caracterizada pelo constrangimento frequente no ambiente de trabalho.
Acontecem situações humilhantes envolvendo uma ou mais pessoas de forma repetitiva e prolongada durante a jornada de trabalho.
As críticas e comentários são feitos de forma a denegrir a imagem do trabalhador e diminuí-lo.
Isso pode acontecer diante dos colegas de trabalho de forma verbal, ou ainda oferecendo condições precárias de trabalho inferiores às que são oferecidas aos demais.
Ele é muito mais comum do que se imagina e pode acontecer em diversos ambientes empresariais, tais como no serviço público.
O assédio moral contra a mulher é muito mais comum do que se imagina, no entanto, muitas vezes pode acontecer com conotação sexual, o que agrava ainda mais a situação.
O assédio moral na escola também é muito comum e pode acontecer de superiores para com seus professores e demais serviçais, assim como entre colegas de trabalho.
O que caracteriza assédio moral?
A principal característica é a exposição de um ou mais trabalhadores a situações humilhantes, constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante o exercício de suas funções.
Geralmente é cometido por um superior, mas também pode vir de um colega de trabalho. Ambas são pessoas sem preparo para o ambiente de trabalho.
Ele pode acontecer de forma verbal, seja por xingamentos ou palavras de depreciação.
Ou ainda comportamental, por exemplo, punir um trabalhador porque não conseguiu cumprir uma meta ou por não ter desenvolvido alguma atividade da forma correta.
Tipos de assédio moral?
Existem vários tipos de assédio moral no ambiente de trabalho, veja abaixo quais são eles:
- Vertical ascendente: acontece quando um funcionário assedia seu superior;
- Vertical descendente: cometido pelo superior para com o trabalhador;
- Organizacional: quando a empresa de forma geral comete o ato;
- Horizontal: acontece entre funcionários na mesma posição hierárquica;
Está sendo ou foi vítima de assédio moral?
Se você foi ou está sendo vítima de assédio moral no ambiente de trabalho é muito importante não se calar.
Embora, algumas vezes ele aconteça de forma sutil, é preciso reunir provas e procurar ajuda especializada.
No site do Escritório de Advocacia em BH você encontra os melhores escritórios de advocacia da Grande BH.
Nele você vai encontrar grandes especialistas nas mais diversas áreas de atuação para lhe atender de acordo com sua necessidade.
Conclusão
Ninguém pode ficar calado em casos de assédio moral no trabalho para que a situação não fique ainda mais séria.
Portanto, se você sofre com esse problema ou já sofreu, e tem todas as provas acesse agora do site Escritório de Advocacia em BH.
Escolha o escritório de sua preferência, entre em contato com um profissional para que ele possa ajuizar uma ação de indenização.
Faça valer os seus direitos. Você merece todo o respeito.