Saiba como proceder em caso de erro odontológico durante um procedimento dental
Blog

Saiba como proceder em caso de erro odontológico durante um procedimento dental

Saiba como proceder em caso de erro odontológico durante um procedimento dental

A área da odontologia é fundamental para proporcionar uma vida saudável e de qualidade, já que cuida diretamente da saúde bucal e influência em todo corpo. Dessa maneira, é muito importante buscar profissionais especializados para realizar procedimentos de rotinas ou tratamentos mais específicos. Contudo, assim como qualquer área, os dentistas estão sujeitos a erro odontológico.

Entretanto, como estamos falando de procedimentos que afetam diretamente a saúde física e mental dos pacientes, é fundamental que os profissionais sejam os mais qualificados e preparados possíveis, evitando ao máximo que qualquer erro, por menor que seja, aconteça.

Caso isso ocorra, também é importante que tanto os profissionais como os pacientes saibam como proceder, buscando soluções para corrigir o problema, evitando que algo mais grave aconteça para a saúde bucal e física dessas pessoas.

Procedimentos dentais são mais realizados

Antes de entrar propriamente nesse problema, formas de evitá-lo ou mesmo minimizar os erros odontológicos, é importante abordar quais são os procedimentos mais realizados e seus possíveis impactos.

  1. Clareamento dental

O primeiro procedimento que selecionamos é o clareamento dental. Esse tratamento consiste em sessões para mudar a aparência dos dentes, mais especificamente da coloração da arcada dentária.

É um procedimento bastante procurado por ser simples, rápido e eficaz. Ele também pode ser realizado em casa, com a utilização de produtos químicos. 

Contudo, para que seja mais eficaz e seguro, deve-se procurar um especialista nas clínicas ou consultórios odontológicos para o devido acompanhamento, visto que o uso inadequado pode tornar os dentes mais sensíveis e até queimar a região da gengiva.

  1. Implante para os dentes

Outro tratamento estético que é bastante procurado e que também se mostra fundamental para a qualidade bucal é o implante dentário

O implante é uma estrutura metálica que é posicionada no espaço de um dente perdido ou retirado, para fixar as próteses que substituem esses dentes.

Esse é mais um procedimento de suma importância para aqueles que precisam e, por isso, é fundamental que o processo de posicionamento dos implantes e das próteses sejam feitos de maneira correta, sem que ocorram erros, pois pode gerar diversas dificuldades para as pessoas, tais como:

  • Incômodos;
  • Dores;
  • Dificuldade para se alimentar;
  • Necessidade de troca constante.

Além disso, por se tratar de um processo cirúrgico, o tratamento demanda ainda mais atenção no pré e pós-operatório. 

  1. Aparelhos

O uso de aparelhos, como o aparelho invisivel, também é muito comum, sendo um dos principais tratamentos utilizados para diferentes ajustes.

Esses aparelhos ortodônticos podem ser utilizados para diversos problemas bucais, como mordida cruzada e apinhamento, dentre muitos outros.

Cada tipo de aparelho dentário possui uma aparência própria e funciona de uma maneira específica, demandando cuidados específicos para colocação e manutenção também.

A grande vantagem do aparelho dental invisivel, por exemplo, é que ele é uma estrutura mais discreta.

  1. Lente de contato para os dentes

Para finalizar as explicações sobre os principais tratamentos odontológicos, especialmente estéticos, temos um tipo de instrumento que funciona de maneira a corrigir a coloração dental, leves desalinhamentos e até problemas estruturais como quebras.

Estamos falando da lente de contato dental, um procedimento moderno e repleto de tecnologias, mas que também demanda atenção.

Apesar de “simples”, consistindo na colagem da película sobre os dentes, é preciso ter atenção ao dimensionamento correto da cavidade e no momento da colagem para evitar erros. 

Do mesmo modo, caso seja necessário o desbaste dental, se mostra ainda mais necessário o cuidado e acompanhamento especializado, de modo que a dentição não seja prejudicada e fragilizada durante o desgaste.

Quais ações os pacientes devem tomar em caso de erros

Agora que destacamos quais são os principais procedimentos odontológicos, ou seja, os mais procurados e visados pelos pacientes, é importante começar a abordagem sobre as ações que os pacientes devem tomar em caso de erros nos procedimentos.

O erro odontológico, é algo que demanda muita atenção e que deve ser evitado, já que estamos falando da saúde das pessoas que podem sofrer diferentes riscos.

Dessa maneira, os pacientes que passam por esse tipo de situação têm o direito de, caso sintam essa violação, entrar em ações jurídicas contra os profissionais e os estabelecimentos que realizaram o procedimento.

Existem alguns motivos que tipificam os erros odontológicos e as ações devem se basear na situação mais adequada. São eles:

  • Negligência;
  • Imprudência;
  • Imperícia;
  • Dano moral;
  • Dano material;
  • Dano estético.

Dessa forma, caso ocorra um erro odontológico, e que fique caracterizado que foi por alguma dessas razões, o paciente pode entrar com uma ação contra as pessoas envolvidas após a tentativa de contato/resolução junto a clínica.

Se for realmente identificado que ocorreu esse erro odontológico, diferentes medidas podem ser tomadas, inclusive indenizatórias.

Contudo, é importante estar atento com os prazos em que a pessoa pode entrar com essa ação, quem busca, entre outros aspectos.

Outro fator que demanda atenção é que todo o histórico clínico deve ser apresentado ao profissional antes de qualquer tratamento, reduzindo que intercorrências ocorram durante os procedimentos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.