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Marketing Jurídico: o que pode e não pode fazer

A popularização do marketing digital deu novas possibilidades para as empresas. Nesse novo contexto, até mesmo o marketing jurídico está ganhando força.

O marketing jurídico se trata de estratégias de marketing digital aplicadas para a divulgação de serviços jurídicos, como escritórios de advocacia.

Como você deve imaginar, existem normas para essa prática.

A prestação de serviços jurídicos envolve uma série de variáveis importantes, como:

  • Privacidade do cliente;
  • Formação profissional comprovada;
  • Não informar o valor cobrado para terceiros;
  • Não trabalhar por e-mail.

Leia os próximos tópicos a seguir para saber mais sobre a importância do marketing jurídico, o que a OAB tem a dizer sobre a prática, o que pode e não pode ser feito e estratégias ideais.

A importância do marketing jurídico

O marketing para o meio jurídico tem uma tradição de seguir conceitos mais ligados à propaganda na hora de promover os serviços.

Como a OAB veta esse tipo de prática, essa divulgação tem que ser feita de uma outra maneira.

É importante destacar que o marketing jurídico não é propaganda, mas, sim, um conjunto de estratégias para divulgar as atividades dos escritórios de advocacia para pessoas interessadas.

Com isso em mente, essa prática é importante para captar clientes em um contexto digital, além de ser um guia para o atendimento e a fidelização das pessoas e uma forma de garantir mais clientes ao longo do tempo.

Outro aspecto vantajoso é a formação da rede de contatos do advogado. Com um marketing assertivo, ele pode construir uma base de clientes e fazer seu nome se popularizar.

Se antes isso era feito principalmente pelo boca a boca, agora pode ser concretizado por meio de estratégias de marketing digital para chegar ao público certo. Se o escritório em questão cuida de trâmites trabalhistas, pode conversar com o lado empregador, como uma empresa que faz transferência de carro, por exemplo, ou empregado. 

O que a OAB diz

Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil, o profissional de advocacia pode divulgar seus serviços por meio da publicação de informações jurídicas que busquem orientar o público.

Ele não pode usar ferramentas de marketing direto, como propagandas televisivas, telemarketing ou folhetos.

Em vez disso, é permitida a participação em eventos jurídicos como palestrante e divulgar essa participação como forma de assegurar sua autoridade no assunto.

Os advogados também podem participar de programas de televisão se a intenção for informar a partir de um posicionamento.

Ter páginas nas redes sociais e desenvolver identidade visual também é permitido.

Por mim, os advogados não podem fazer posts na internet informando o valor de honorários, oferecer serviços por e-mail ou oferecer serviços de maneira direta.

Continue lendo para saber mais detalhes sobre o que pode e o que não pode ser feito.

O que não pode ser feito?

Como você pode ver, promover serviços jurídicos na web precisa seguir uma série de normas para que o trabalho não seja mercantilizado como um produto qualquer.

Escritórios de advocacia são diferentes de uma empresa de recepcionista terceirizada, por exemplo.

Por isso, não é permitido anunciar em catálogos, rádio e televisão.

O advogado não pode oferecer serviços por e-mail, muito menos fazer consulta por esse meio. Fazer consultas gratuitas também não é permitido.

A identidade visual do escritório tem que se ater aos elementos comuns do mundo jurídico. 

Sendo assim, sem brindes como chaveiros e calendários ou fotos de edifícios de tribunais nos materiais de divulgação.

Não dê informações sobre o valor pago por cada serviço. Essa informação deve sempre dizer respeito somente ao cliente que vai até seu escritório de corretora de seguros em Curitiba e mantém relação profissional com você.

O que pode ser feito no marketing jurídico?

Apesar de todas as limitações, o marketing jurídico é essencial para a atividade, ainda mais em tempos onde a web tem um papel tão proeminente na sociedade.

A OAB permite que advogados veiculem anúncios em revistas e jornais especializados, desde que sejam meramente informativos e não configurem mercantilização da profissão.

Você pode ter logotipos e imagens desses anúncios. Vale ressaltar que além do aluguel de salas comerciais, pagamento de funcionários, entre outros,  publicidade é um dos gastos para abrir uma empresa e ela deve ser feita de maneira atraente para o público para que o investimento não vá para o ralo. 

Também é possível citar prêmios que o escritório ganhou ou títulos e qualificações profissionais, mas isso deve sempre ser feito por meio de notícias jornalísticas.

É permitido ter sites e perfis em redes sociais para informar o público sobre os serviços e as atividades realizadas, assim como fazer anúncios na internet. 

Quais são as melhores estratégias de marketing digital?

Agora que você sabe o que é permitido e o que não é permitido em matéria de marketing digital, chegou a hora de conhecer as estratégias mais convenientes para o seu negócio.

Pode ser prestação de serviço para fabricantes de placas solares ou artistas em busca de compensações da gravadora, em todos os casos essas estratégias trazem vários benefícios, confira.

Marketing de conteúdo

Se o seu desejo é divulgar seus serviços e qualificações sem cair na propaganda, investir em marketing de conteúdo é o que você precisa.

Em linhas gerais, marketing de conteúdo consiste na produção e divulgação de conteúdos relevantes para a sua base de clientes.

No caso da advocacia, é possível fazer posts informando o público a respeito das implicações jurídicas da dut segunda via, por exemplo.

É primordial fazer pesquisas sobre o tipo de conteúdo que seus clientes procuram na web, para ter certeza de que você está oferecendo o que eles desejam.

Fazendo uso do marketing de conteúdo, você vai estar promovendo seu negócio de maneira orgânica. Afinal, manter os clientes informados é uma causa nobre.

Redes sociais

A opção de fazer um perfil profissional nas redes sociais é muito comum no meio jurídico. 

Existem duas formas de fazer isso: criar uma página oficial (ou fanpage) ou usar o perfil pessoal para os negócios.

As duas maneiras são efetivas, porém, é preciso analisar as suas necessidades e condições antes de optar por alguma delas.

Se você tem um escritório próprio, apostar no perfil pessoal é a melhor decisão, pois os clientes gostam da proximidade.

Por outro lado, se você tem um ou mais sócios, provavelmente criar um perfil profissional é o mais indicado.

Nos dois casos, procure manter uma comunicação frequente com o público, respondendo dúvidas, estando atento a eventuais críticas e divulgando os conteúdos produzidos para o site do escritório.

Estratégias de SEO

Para garantir que seus conteúdos apareçam entre os primeiros resultados no Google, aplique as estratégias de SEO.

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismo de busca) e se trata de um conjunto de estratégias voltadas para a promoção de conteúdos nos mecanismos de busca.

Entre as estratégias, estão a produção de conteúdo original (o Google pune páginas que cometem plágio), o uso de palavras-chave populares e a definição da meta descrição dos posts (aquele texto menor que aparece embaixo do título).

As estratégias de SEO são essenciais para aumentar a relevância de qualquer site ou página na web hoje. Com o marketing jurídico não é diferente.

Anúncios na web

Conseguir um bom posicionamento para o seu site no Google pode levar algum tempo. Enquanto isso, você pode investir em anúncios na web.

Ferramentas como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads tornam possível que profissionais promovam seus negócios nas redes sociais.

Todas as plataformas são relativamente intuitivas. Mas, é preciso estar atento a alguns conceitos importantes.

As impressões são quantas vezes seu anúncio foi visualizado. Se você posicionou um anúncio com a palavra-chave “mandrilhadora de campo preço” e não teve muitas impressões, quer dizer que mudar a palavra pode ser interessante.

O Click Through Rate (CTR) é o número de impressões multiplicado pelo número de cliques. Um CTR razoável é a partir dos 10%.

Por fim, o indicador negocial é a métrica que indica quantas pessoas realmente fecharam negócio ao entrar no site pelo anúncio.

Podcasts

O podcast é uma mídia que está crescendo muito em vários ramos da comunicação. Usá-lo como ferramenta para captar clientes pode ser bastante promissor.

Você pode começar um podcast no formato “monólogo”, ou seja, episódios em que você compartilha informações e opiniões sobre o mundo jurídico.

Também há a possibilidade de fazer podcasts de entrevistas. Nesse caso, o ideal é convidar colegas profissionais para discutir assuntos específicos, como consultoria jurídica para plano de saude porto seguro individual preço.

Os episódios de podcasts tem, em média, de 20 a 40 minutos. Para saber engajar o público, conte com uma equipe especializada em roteiro e captação de áudio.

Os produtos que você associa ao seu trabalho são cartões de visita, nunca se esqueça disso. Um podcast bem feito pode atrair dezenas de clientes.

Conclusão

O marketing jurídico vai colocar seu negócio em outro patamar, basta não desrespeitar as normas da OAB e investir nas ações previstas.

Não hesite em contratar uma equipe específica para discutir e aplicar as ações.

Conseguir relevância na internet demanda conhecimento e competência. O grande número de estratégias diferentes é prova disso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.