Pode andar com bebê no colo no banco da frente?
Pode andar com bebê no colo no banco da frente?
Se não quer expor seu filho às graves consequências de acidentes, saiba que você não pode andar com bebê no colo no banco da frente.
Essa ação, além de ser extremamente perigosa, é uma infração de trânsito gravíssima com multa de R$293,47 e menos 7 pontos na carteira.
É de inteira responsabilidade dos pais prover condições seguras para que bebês e crianças viajem no veículo.
Prossiga com a leitura desse artigo e entenda um pouco mais sobre as complicações desse comportamento.
Pode andar com bebê no colo no banco da frente: veja quais os riscos
Impactos violentos em casos de acidentes
Em caso de colisão ou freada brusca, a presença do bebê no colo no banco da frente é ainda mais forte e pode provocar diversas lesões e inclusive esmagamento.
Abertura dos airbags
Embora os airbags sejam desenvolvidos para proteger os passageiros, ele não exerce a mesma função no caso de crianças e bebês.
Sendo assim, ao posicioná-los no banco da frente no colo de um adulto, se houver acidente e o equipamento abrir, eles podem se ferir gravemente.
Potencializa os riscos de acidentes com os cintos de segurança
Mesmo no colo, os bebês não possuem altura suficiente para o cinto ser ajustado ao seu corpo. Ou seja, o uso inadequado pode causar estrangulamento e outras lesões.
Pode provocar distração do motorista
A presença do bebê no colo do banco da frente pode causar distração ao motorista, prejudicando seu estado de alerta e a direção defensiva.
Além disso, ele não estará preparado para reagir rapidamente em caso de imprevistos no trânsito, aumentando os riscos de acidentes.
Os movimentos repentinos podem provocar graves acidentes
Nunca se sabe o momento exato em que será preciso dar uma freada brusca ou mudar a direção repentinamente.
Sendo assim, a presença de um bebê no colo no banco da frente pode contribuir para que ele seja arremessado para o lado de fora do veículo ou sofra lesões graves, mesmo estando no colo do adulto.
Conclusão
Esse artigo foi desenvolvido especialmente para quem se questionava se pode andar com bebê no colo no banco da frente.
Ao ler até aqui foi possível perceber que esse tipo de ação, além de ser uma prática criminosa, pois se trata de uma infração de trânsito, ela é extremamente prejudicial ao bebê.
Portanto, ela deve ser evitada sempre, para que os passeios e viagens com o seu pequeno sejam sempre divertidos e sem risco. Transporte o bebê na cadeirinha própria para a idade dele.