Revisão da Vida Toda – Guia Completo
Revisão da Vida Toda – Guia Completo
A revisão da vida toda é um benefício concedido aos aposentados que contribuíram até julho de 1994 e recebem a aposentadoria do INSS há menos de 10 anos.
Ele é concedido com base nas regras estabelecidas entre 29 de novembro de 1999 e 12 de dezembro de 2019. Ou seja, se você se aposentou dentro desse período, pode ser que esteja recebendo menos que o devido.
Na hora de fazer a revisão é considerado todo o tempo de contribuição do segurado, incluindo os períodos anteriores a 1994.
Essa data referência diz respeito ao início do plano real, o que justificaria alguns cálculos errados e consequentemente, recebimento de benefícios com valores abaixo do que é justo.
Prossiga com a leitura para saber mais sobre esse assunto!
Revisão da vida toda: entenda mais sobre ela
Em 24 de novembro de 2023, o Supremo Tribunal retomará o julgamento da revisão da vida toda do Instituto Nacional de Seguro Social.
Em suma, trata-se da regra de transição da Lei nº 9.876/1999. O motivo do julgamento é que não foi permitido aos contribuintes do INSS incluir em sua contagem de salários pagos, as contribuições feitas até julho de 1994.
Foi nesse período em que o plano real entrou em vigor, no final deste ano a inflação chegou na casa dos, 916%, reduzindo para 22% no final do ano seguinte, 1995.
Estima-se que a revisão para a vida toda onere os cofres públicos cerca de R$ 480 bilhões de reais, justificando assim, o pedido de suspensão do processo que concede o direito dos contribuintes de optarem pela revisão para a vida toda.
No entanto, se após a revisão, o contribuinte perceber que não foi beneficiado, ele pode optar por ficar com o benefício no valor atual, sem prejuízos.
Em dezembro de 2022, o Supremo votou a favor da revisão da vida toda, sendo 6 votos contra 5.
Conclusão
A revisão para a vida toda é um benefício que pode ser vantajoso para muitos contribuintes, por isso, sua aprovação pelo Supremo Federal é de extrema importância.
Para te ajudar, Dra. Marcella Crozeta, advogada especializada em Direito Previdenciário, criou este ebook para responder todas as suas principais dúvidas:
- Quem tem direito,
- Como dar entrada,
- Quais benefícios tem direito,
- Decisão do STF,
- Quando o INSS vai começar a pagar,
- Prazo para entrar com a ação e outras dúvidas, todas respondidas.
Não perca seus direitos. Adquira já seu ebook. Clique no botão abaixo e baixe seu e-book.