Demissão por Justa Causa: Entenda as Causas e Procedimentos Legais
Demissão por justa causa: entenda as causas e procedimentos legais
A demissão por justa causa é um recurso utilizado pelo empregador, quando um funcionário agiu de má-fé, cometendo alguma falta grave.
Tal comportamento justifica a iniciativa de uma das partes em finalizar o contrato de trabalho, com perdas significativas para o trabalhador.
Sendo assim, é importante que o empregador fique atento às permissões concedidas por lei, para não cometer uma injustiça e ser penalizado por essa ação.
Continue por aqui para saber mais sobre esse assunto;
Demissão por justa causa: veja como ela se aplica
Antes de entender como ela aplica é importante saber que a demissão por justa causa precisa ter um motivo específico e comprovado.
Enquanto a demissão sem justa causa pode ser uma iniciativa do empregador, não precisando de ter um motivo claro.
Conforme a legislação vigente no Artigo 482, da Consolidação das Leis Trabalhistas, há 14 motivos que podem levar à demissão por justa causa.
Veja abaixo quais são eles:
- 1. Abandono de emprego;
- 2. Ato de insubordinação ou indisciplina, se negando a cumprir com as suas obrigações;
- 3. Ato de improbidade ilegal;
- 4. Atos contra a segurança nacional;
- 5. Condenação criminal do empregado;
- 6. Embriaguez habitual ou em serviço;
- 7. Desídia ou preguiça no ambiente de trabalho;
- 8. Incontinência de conduta e mau procedimento;
- 9. Negociação habitual: quando o empregador age de má-fé visando conquistar para si os clientes da empresa ou prática concorrente no mesmo segmento do negócio onde trabalha;
- 10. Ofensas físicas contra colegas ou empregadores;
- 11. Ofensa moral no ambiente de trabalho;
- 12. Prática de jogos de azar com constância;
- 13. Perda da habilitação;
- 14. Violação do segredo da empresa.
Condução do processo e consequências
O trabalhador que se enquadrar nas condições para receber a demissão por justa causa, deverá ser devidamente comunicado e deverá assinar o termo de dispensa com a justificativa.
Caso, ele se recuse, é preciso solicitar que duas testemunhas assinem o termo.
Todo o processo de demissão deve ser conduzido de forma respeitosa, sigilosa e discreta.
Além disso, o trabalhador terá que realizar os exames demissionais. Sua carteira de trabalho deverá ser preenchida apenas com informação de dispensa, sem registrar o motivo.
Ele terá direito a receber os valores referentes aos dias trabalhados e não receberá férias, décimo terceiro ou poderá sacar o FGTS.
Conclusão
A demissão por justa causa pode ser evitada com ações de respeito e comprometimento com o local de trabalho e as pessoas que estão no mesmo ambiente.
Mesmo não sendo revelado o motivo para o público interno ou externo, o impacto emocional e financeiro é significativo e pode ser evitado.