Blog

5 perguntas para se perguntar antes de abrir seu próprio escritório de advocacia

Você sabia que 20% das pequenas empresas não passam do primeiro ano — e quase 50% fecharão as portas antes do aniversário de cinco anos? Solo e pequenos escritórios de advocacia estão sob essa mesma estatística chocante. No entanto, advogados empreendedores ansiosos regularmente se arriscam para seguir o Sonho de possuir sua própria empresa e ser seu próprio chefe. Se você está pensando em iluminar seu próprio caminho, apesar das probabilidades, você não está sozinho.

Mas como você começa um escritório de advocacia que vai suportar o teste do tempo e bater as probabilidades? Existem muitas coisas que você pode fazer para se preparar ou ferramentas que você pode comprar, mas ter um plano definido e metas estabelecidas ajudará a garantir que sua prática comece com o pé direito. Antes de abrir seu escritório de advocacia solo ou pequeno, também conhecido como seu novo empreendimento, considere estas 5 perguntas:

1. Você está procurando criar uma prática solo ou um escritório de advocacia escalável?

Muitos Advogados BH que abrem suas práticas abertas estão apenas procurando criar uma prática solo apenas para si mesmos, não necessariamente para crescer em uma grande empresa. Tudo bem, mas se esse não é o seu objetivo a longo prazo, você precisa ter uma visão clara de como você vai escalar sua prática antes de começar. Caso contrário, você corre o risco de se encontrar trabalhando duro e assumir mais do que deveria, sem o financiamento ou as pessoas que você precisa para ter sucesso.

Por exemplo, sabemos de alguns advogados que tomaram a decisão de que sempre que o trabalho legal leva mais de 50% do seu tempo, então ele contrata outro funcionário para que ele possa se concentrar no marketing e no crescimento de sua empresa.

2. Que fundos eu absolutamente preciso para começar?

Talvez seu sonho seja abrir um escritório em uma cidade grande como Nova York ou talvez ter uma loja menor localizada em sua cidade. Se algum desses soa atraente para você, então, você vai precisar de um monte de dinheiro adiantado para abrir o seu escritório. Em vez disso, o que pode ser uma melhor ideia é gastar inteligentemente no início e manter suas despesas baixas.

Manter suas despesas baixas não significa que você tem que sacrificar ou colocar certos objetivos em espera. Mas o que isso significa é que você precisa saber o que é necessário para sua prática agora, e o que você pode comprometer enquanto isso. Por exemplo, um endereço de negócios é absolutamente necessário para sua empresa, mas você não precisa da enorme despesa aérea que vem com a locação ou compra do seu próprio espaço comercial. Assim, um compromisso pode ser usar um escritório virtual, dessa forma você pode obter o endereço e acesso a salas de conferência/espaço de trabalho que você precisa a um custo menor até o dia em que você pode alugar/comprar seu próprio escritório.

3. Com quem você vai competir?

Você não pode jogar o jogo se você não conhece os jogadores. Faça um simples teste no Google para ver quem mais está fazendo o que você está fazendo. Isso também lhe dará uma visão de quanto o marketing local de SEO você vai precisar fazer para classificar na primeira página do Google.

Só porque alguém está lá fora operando um pequeno ou solo escritório de advocacia, não significa que você está sem sorte ou que você precisa fazer as malas e se mudar para uma nova área. No entanto, você precisa ver como é a competição para decidir como você pode oferecer algo melhor/diferente para o público local.

4. Qual é o seu Por quê?

Friedrich Nietzsche disse: “Aquele que tem um por que pode suportar de qualquer maneira.” Saber o seu porquê é a melhor maneira de descobrir como alcançar seus objetivos.

O porquê pode ser semelhante ou até mesmo idêntico aos valores fundamentais do seu negócio, e assim como seus valores fundamentais ajudam você a tomar as decisões certas para o seu negócio, o seu porquê.

Liste todas as razões pelas quais você quer começar seu próprio escritório de advocacia. Passe por eles um por um. Quais dessas razões ainda estarão lá em um ano quando mesmo quando você e seu escritório de advocacia estão passando por tempos difíceis? Procure o porquê disso é forte o suficiente para suportar dificuldades e convincente o suficiente para sobreviver a uma grande queda na qualidade de vida em outras áreas.

Você pode estar ligado à ideia ou crença muito específica. A causa ou os clientes pelos que você está lutando. A paixão que queima dentro de você.

Seu por que pode ser a percepção de que você simplesmente não pode trabalhar para ninguém e dirigir seu próprio escritório de advocacia é o único caminho a seguir para você. De qualquer forma, saber o porquê é essencial para o crescimento e sucesso da sua empresa, especialmente no início.

5. Que recursos você já tem?

Muitas vezes você vai ouvir as pessoas falar sobre o que eles não têm. Mas muitos argumentam que seu tempo seria melhor gasto focando no que você tem acesso e como você planeja usá-lo.

Então, faça uma lista de tudo que você tem que pode ajudá-lo: potenciais fontes de indicação, mentores, finanças, habilidades e qualquer outra coisa. Você vai se surpreender com o quão engenhoso você pode ser mesmo quando você se sente limitado.

Outra pergunta que muitas pessoas se fazem antes de começar uma prática solo é: “Este é o momento certo?” Aqui está um segredo que vai te poupar algum tempo, nunca haverá um tempo que pareça 100% certo. E tudo bem também!

Mas se você quer muito algo, você tem tempo para isso, não importa o que aconteça. Abrir um escritório de advocacia não é sobre o alinhamento das estrelas e seu sentimento 100% confiante. Começar um negócio é sobre suas paixões e excitação superando seus medos e dúvidas.

Abrir um novo escritório de advocacia, seja por conta própria ou com outro advogado, é emocionante e energizante, mas você precisa estar preparado para todos os altos e baixos que vêm com ele. Se você quer superar as probabilidades, as respostas para essas 5 perguntas são um bom lugar para começar.

Veja também